Porto Paranaguá: leilões e investimentos bilionários
A modernização das áreas PAR14 e PAR15 visa aumentar a movimentação de granéis sólidos vegetais.
Na terça-feira (11), foi publicado no Diário Oficial da União o aviso sobre o leilão da área PAR14 do Porto de Paranaguá, localizado no Litoral do Paraná. Os leilões das áreas PAR14 e PAR15 estão marcados para o dia 30 de abril, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), e devem atrair mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos para o estado.
Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, ressaltou que a regularização das áreas do Porto de Paranaguá está próxima de ser concluída. “Esses arrendamentos vão permitir que a Portos do Paraná atinja sua plena capacidade operacional, com grandes investimentos a serem finalizados nos próximos anos”, afirmou Garcia.
Investimentos e Modernização das Áreas PAR14 e PAR15
A modernização das áreas PAR14 e PAR15 visa aumentar a movimentação de granéis sólidos vegetais. Na área PAR14, a movimentação passará de 170 mil para 323 mil toneladas, enquanto na PAR15, passará de 115 mil para 191 mil toneladas. A área PAR14, com 82.436 m², será explorada por um contrato de 35 anos, gerando pelo menos R$ 980 milhões em investimentos. O vencedor do leilão deverá realizar melhorias nos próximos sete anos, como a construção de novos berços no "Píer T" e a interligação com o Moegão.
A área PAR15, com 43.279 m² e o mesmo prazo de exploração de 35 anos, deve atrair investimentos de R$ 601 milhões, com a instalação de novas balanças, tombadores e a construção do píer em "T" no Corredor de Exportação Leste.
Histórico de Leilões e Regularizações
Entre 2019 e 2023, a Portos do Paraná leiloou cinco áreas: PAR01, PAR09, PAR12, PAR32 e PAR50. Com a finalização dos processos de leilão das áreas PAR14 e PAR15, resta apenas a regularização da área PAR25, que aguarda aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU). Esses arrendamentos totalizarão mais de R$ 3,8 bilhões em investimentos nos próximos anos.
Concessão do Canal de Acesso Aquaviário
Outro projeto em andamento é a concessão do Canal de Acesso Aquaviário ao Porto de Paranaguá. Após a análise do TCU, o Paraná será pioneiro na implementação deste modelo no Brasil. A concessão prevê melhorias no canal, como aprofundamento, ampliação e alargamento, com investimentos estimados em R$ 1,07 bilhão, permitindo a atracação de navios de maior porte.
Projeto Moegão
O Moegão, a primeira obra totalmente financiada pela Portos do Paraná, representa um investimento de cerca de R$ 600 milhões. O projeto visa aumentar a produtividade portuária, reduzindo cruzamentos ferroviários na cidade e integrando operadores portuários e o cais. O Moegão terá capacidade para receber até 180 vagões carregados de granéis sólidos vegetais.