UEM na liderança de pesquisa internacional
Projeto busca combater desigualdades escolares no ensino da matemática, promovendo um aprendizado mais inclusivo e eficaz.
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A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está se destacando em uma pesquisa internacional voltada para a compreensão e o enfrentamento das desigualdades educacionais no ensino da matemática. O projeto "Ensino da Matemática e Desigualdades Escolares" foi aprovado no edital Capes/Cofecub, uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub).
Objetivo do Projeto
De acordo com a professora Mariana Moran Barroso, do Departamento de Matemática (DMA), a iniciativa tem como objetivo estreitar laços com universidades francesas e viabilizar a realização de doutorado sanduíche e visitas a centros de pesquisa na França. Essas experiências buscam abordar as diferenças entre os estudantes e propor intervenções eficazes para reduzir as desigualdades no ensino de matemática no nível fundamental.
Equipe e Colaborações
O projeto conta com a participação de doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da UEM, como Camila Bonini de Araújo Cassoli e Luan Padilha dos Santos. Além disso, a pesquisa envolve uma rede de colaboração entre instituições brasileiras e francesas, incluindo a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e as universidades francesas Grenoble-Alpes (UGA), Paris-Est-Créteil-Val-de-Marne (UPEC) e Rouen Normandia (URN).
Impacto Social
O projeto visa investigar como as desigualdades escolares se intensificam na transição entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental, focando na didática da matemática. O objetivo é identificar os fatores que contribuem para esse processo e desenvolver estratégias para mitigar seus efeitos, promovendo um ensino mais inclusivo e eficaz.
Atividades e Metodologia
As ações serão realizadas por meio de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e projetos de pesquisa com intervenções diretas nas salas de aula. O trabalho será desenvolvido em três áreas principais:
- Estudo das decisões didáticas dos professores no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas;
- Análise dos sistemas, práticas e instrumentos de avaliação em escolas brasileiras e francesas;
- Desenvolvimento de recursos didáticos voltados para o enfrentamento das desigualdades educacionais.
Internacionalização e Mobilidade
Com a aprovação no edital Capes/Cofecub, o projeto possibilita diversas iniciativas de intercâmbio acadêmico, como bolsas de doutorado sanduíche, pós-doutorado e missões de professores visitantes. Essas atividades irão promover a mobilidade de pesquisadores entre o Brasil e a França, fortalecendo a cooperação científica e as políticas de internacionalização da UEM.
Conclusão
O projeto, com vigência de 2025 a 2028, será realizado em escolas de ambos os países, estabelecendo redes de pesquisa entre Brasil e França. A UEM reforça seu compromisso com a pesquisa aplicada e a busca por soluções concretas para os desafios educacionais, além de contribuir para a formação de profissionais qualificados e a melhoria da educação no Brasil. A iniciativa também apoia a Agenda 2030 da ONU, em especial o quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que busca garantir uma educação de qualidade para todos.