Ministério da Saúde Expande Farmácia Popular: Itens Gratuitos Beneficiarão Milhões
Todos os 41 itens do Programa Farmácia Popular serão distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas

No último dia do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, na quinta-feira (13), o Ministério da Saúde anunciou que todos os 41 itens do Programa Farmácia Popular serão distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas. Anteriormente, 39 produtos eram oferecidos sem custo para a população.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, essa medida beneficiará mais de um milhão de pessoas anualmente. Com a ampliação, fraldas geriátricas também serão fornecidas gratuitamente para o público elegível, incluindo pessoas com 60 anos ou mais.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância dessa ação e o aumento do alcance do programa. "Estamos acrescentando, na gratuidade, as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação. Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance, principalmente nas áreas mais remotas desse país", afirmou a ministra.
Além disso, a dapagliflozina, medicamento utilizado para o tratamento de diabete em casos ligados a doenças cardiovasculares, também será oferecida sem custo para o público.
O presidente Lula elogiou a medida em entrevista nesta sexta-feira (14) à Rádio Clube do Pará, reforçando a ação positiva da ministra da Saúde. "Se tem que tomar obrigatoriamente, esses remédios serão distribuídos gratuitamente para o povo brasileiro", disse.
O Programa Farmácia Popular
Criado em 2004, durante o primeiro mandato do presidente Lula, o Programa Farmácia Popular do Brasil visa ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais. Em 2023, o programa expandiu a oferta de medicamentos gratuitos e o credenciamento de novas farmácias, priorizando municípios em situação de vulnerabilidade.
Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos dois anos, cerca de quatro milhões de novos beneficiários foram incluídos no programa.