Anora Brilha no BAFTA 2025: Mikey Madison dedica prêmio a trabalhadores do sexo
Atriz destaca o apoio da mãe e o valor da comunidade em sua conquista.

Na noite do último domingo (16), o BAFTA Film Awards 2025 consagrou o filme "Anora" como um dos favoritos ao Oscar 2025. O longa-metragem levou para casa vários prêmios, incluindo o de Melhor Atriz para Mikey Madison, que aproveitou a oportunidade para dedicar seu troféu à comunidade de trabalhadores do sexo.
Destaques do discurso de aceitação
Durante seu discurso, Mikey Madison reconheceu a comunidade de trabalhadores do sexo e destacou a importância da visibilidade e do respeito para essas pessoas. “Eu quero aproveitar um momento para reconhecer a comunidade de trabalhadores do sexo. Eu só quero dizer que eu vejo vocês. Vocês merecem respeito e decência humana. Sempre vou ser uma amiga e aliada”, afirmou a atriz emocionada, ressaltando também o apoio fundamental de sua mãe.
A trajetória de Madison até o BAFTA
A atriz destacou que sua conquista só foi possível graças à ajuda que recebeu para participar de testes e decorar suas falas. Madison também expressou sua admiração pelas concorrentes ao prêmio e celebrou a oportunidade de conhecê-las pessoalmente.
"Anora": Um conto de fadas às avessas
As referências de Mikey Madison à comunidade de trabalhadores sexuais são condizentes com o tema do filme "Anora". A trama acompanha a protagonista, que presta serviços sexuais para diversos clientes até chamar a atenção do filho de um oligarca russo. Nesse "conto de fadas às avessas", ela concorda em se casar com o jovem Ivan "Vanya" Zakharov, que busca um visto norte-americano para fugir do controle do pai. No entanto, a trama é descoberta pelo patriarca russo, que envia seus capangas para desfazer o casamento.
Prêmios e indicações
Dirigido e roteirizado por Sean Baker, "Anora" perdeu o prêmio de Melhor Filme para "Conclave" no BAFTA, mas garantiu os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Elenco. No Oscar 2025, o longa concorre nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição, Melhor Atriz, Melhor Direção e Melhor Filme.
Apesar de ainda não ter levado muitos troféus, "Anora" já é considerado um sucesso tanto de crítica quanto de público. No Rotten Tomatoes, o filme conta com 94% de aprovação da crítica, baseada em 326 análises publicadas. Entre o público, a história da jovem que se envolve com um poderoso oligarca russo é aprovada por 90% das reviews compartilhados no site. O Seattle Times elogiou a atuação de Madison, afirmando que sua performance já parece "profundamente atemporal".
Para mais informações sobre o filme, confira o trailer de "Anora".