Publicidade

Descoberta de crânio inédito de grande predador no Egito

Bastetodon, um mamífero pré-histórico, é encontrado em excelente estado de preservação

Redação Hoje Maringá
Descoberta de crânio inédito de grande predador no Egito Foto: Reprodução Tecmundo

Um grupo de paleontólogos da Universidade de Mansoura, liderado por Shorouq Al-Ashqar, descobriu o crânio de um dos maiores predadores que já habitaram a região que hoje conhecemos como Egito. O animal, chamado Bastetodon, era um mamífero carnívoro que viveu há cerca de 30 milhões de anos.

Descoberta e escavação

A descoberta foi feita durante uma escavação na Depressão de Fayum, um oásis egípcio conhecido por ser um dos principais locais de interesse para escavações arqueológicas. O grupo de pesquisadores encontrou um crânio parcialmente completo em excelente estado de preservação, permitindo estudos mais detalhados sobre a aparência e o modo de vida do Bastetodon.

O achado ocorreu quase que acidentalmente ao final de uma escavação que durou vários dias. Além de cientistas da Universidade de Mansoura, o grupo contava com pesquisadores da American University do Cairo. Ao encontrar a fileira de dentes pertencente ao crânio, a equipe intensificou as buscas para retirar o fóssil em segurança.

O estudo revisado por pares foi publicado na edição de fevereiro de 2025 da revista científica Journal of Vertebrate Paleontology. O artigo completo pode ser acessado na revista.

Conhecendo o Bastetodon

O Bastetodon, conforme o estudo do crânio e teorias anteriores, era um superpredador da ordem Hyaenodonta. Com tamanho semelhante ao de um leopardo, alimentava-se de primatas e ancestrais de hipopótamos e elefantes. O animal possuía uma mandíbula projetada para frente e músculos poderosos, resultando em uma mordida forte com dentes afiados.

A descoberta do crânio permitirá a revisão de antigos fósseis encontrados na mesma região, que podem pertencer a animais da mesma ordem. Os paleontólogos agora buscam entender como predadores como o Bastetodon migraram para regiões que hoje são a Ásia, Europa e América do Norte, antes da extinção do grupo devido a mudanças climáticas e geográficas.





Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.