Calor intenso no Sudeste e temporais no Sul do Brasil
Termômetros marcam Recordes no Rio de Janeiro e chuvas fortes ameaçam o Sul do país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que os próximos dias serão marcados por calor intenso no Sudeste e temporais no Sul do Brasil. No Rio de Janeiro, os termômetros devem registrar 41 graus Celsius (°C) nesta segunda-feira (17).
Sudeste e Centro-Oeste Enfrentam Calor
O clima continuará quente em áreas do Sudeste do país, especialmente no estado de São Paulo, Minas Gerais, no sul do Espírito Santo, no nordeste do Paraná, além do Rio de Janeiro. "Pontualmente, os termômetros podem ultrapassar os 5°C acima da média da temperatura do mês", destacou o Inmet.
Aviso de Temporais
No Sul do país, a previsão é de "pancadas de chuva que podem ser pontualmente fortes, com aviso laranja de perigo para tempestade nesta segunda-feira, englobando áreas dos três estados da região". A previsão é de chuvas de até 100 mm, ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Há expectativas de que essas tempestades cheguem ao extremo sul de São Paulo, ao Mato Grosso do Sul, ao Rio Grande do Sul, a Santa Catarina e a áreas do Paraná, com aviso de "perigo potencial e chuvas que podem chegar a 50 milímetros".
No resto do país, há previsão de chuvas intensas e muita instabilidade em áreas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. "Na faixa norte do país, entre o Amapá e o Maranhão, alcançando ainda o litoral da Paraíba, as chuvas são motivadas pelo deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul, causando volumes que podem chegar a 50 milímetros em precipitações e rajadas de vento de até 60 km/h", complementou o Inmet.