Receita Federal apreende quase R$150 mi em produtos estrangeiros

A Receita Federal em Maringá divulgou um balanço das apreensões de mercadorias estrangeiras realizadas no ano passado na região noroeste do Paraná. De acordo com os dados, foram R$ 148,9 milhões em produtos que entraram no país ilegalmente, sem o pagamento de impostos.
As fiscalizações ocorreram em diferentes pontos, incluindo rodovias, transportadoras, centros de distribuição de encomendas, depósitos, rodoviárias, aeroportos e lojas físicas de atacado e varejo.
Produtos mais apreendidos
O item mais confiscado foi o cigarro, representando 35,9% do valor total das apreensões. Em seguida, aparecem smartphones (17,2%), eletrônicos (6,3%), artigos de informática (5,4%) e perfumes e bebidas alcoólicas (1,6% cada).
Além das mercadorias, 574 veículos utilizados no transporte dos produtos ilegais foram retidos.
Apreensão de drogas
Durante as operações, a Receita Federal também apreendeu 10,7 toneladas de maconha, 539,3 kg de cocaína e 332 kg de skank.
Destino das mercadorias
Após o prazo de defesa, os produtos apreendidos podem ser leiloados, incorporados para uso da administração pública, doados para Organizações da Sociedade Civil ou destruídos, dependendo da natureza da mercadoria.