Paraná apresenta avanços em Políticas Públicas para idosos em evento nacional
Paraná "Estado Amigo da Pessoa Idosa"

O Governo do Paraná destacou seus avanços nas políticas públicas para pessoas idosas durante a 8ª Reunião da Rede Nacional de Gestores Estaduais de Direitos Humanos da Pessoa Idosa, realizada em Brasília nos dias 18 e 19 de fevereiro. Um dos principais destaques foi o sistema de repasse de recursos aos municípios, que, nos últimos três anos, superou R$ 45,4 milhões, garantindo a execução de programas voltados para a pessoa idosa no estado.
A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) vem promovendo o programa "Paraná Amigo da Pessoa Idosa", que visa descentralizar as ações e fortalecer o atendimento a essa população em todos os 399 municípios do Estado. Atualmente, o Paraná é o estado com o maior número de municípios certificados como "Cidade Amiga da Pessoa Idosa" pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A iniciativa inclui a transferência de recursos por meio do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Fipar/PR) para os fundos municipais, com o objetivo de garantir que as políticas públicas atendam as especificidades locais. Além disso, o novo sistema de monitoramento das transferências financeiras, o SIFF 2.0, facilita a gestão e prestação de contas pelas prefeituras, assegurando maior transparência e controle na execução dos recursos.
A Secretaria também enfatizou a importância da regularidade dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa e dos planos municipais, com a participação de 94% dos municípios do Paraná já regularizados.