Fenômeno Incrível: Nuvem 'Toca' o Solo no Paraná
Meteorologistas Explicam Incrível Formação de Nuvem Cumulonimbus

Uma impressionante nuvem que parecia tocar o chão foi registrada em Imbituva, na região central do Paraná, na última quinta-feira (20). O fenômeno foi capturado pelo fotojornalista Eduardo Matysiak, que descreveu o momento como "assustador, espetacular e emocionante".
Conforme ometeorologista Fernando Mendes, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a nuvem em questão é uma cumulonimbus, formação comum durante tempestades, especialmente em dias quentes. Ao contrário do que pode parecer, essa formação não está associada a redemoinhos, furacões ou ciclones e não chega a tocar o solo, embora possa chegar muito perto dele.
Mendes explica que a base dessas nuvens pode ficar a até 300 metros da superfície, dependendo das condições específicas. "Essa nuvem pode ter 15 quilômetros de profundidade sendo caracterizada pela 'bigorna', a projeção à esquerda. No caso registrado, outras nuvens se acumularam sobre ela, como é possível ver nas imagens", detalha o meteorologista.