Publicidade

Jovem indígena é brutalmente assassinada por idoso em Guaíra

A garota de17 anos veio a falecer devido à golpes de facada

Redação Hoje Maringá
Jovem indígena é brutalmente assassinada por idoso em Guaíra Foto: Banco de imagem

Na noite de quinta-feira (20), a jovem indígena Jessicléia Martins, de 17 anos, foi brutalmente assassinada dentro de sua casa na Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá, próximo ao Bairro da Eletrosul, em Guaíra, oeste do Paraná. O suspeito, um idoso de 67 anos, foi preso em flagrante pelo crime de feminicídio.

Segundo o Conselho Missionário Indigenista (CIMI), Jessicléia foi morta a facadas após se recusar a manter um relacionamento com o idoso. Testemunhas relataram que a jovem vinha sendo assediada pelo suspeito, que se apresentava como "amigo da família", há meses. Na noite do crime, Jessicléia conseguiu dar apenas dois gritos de socorro antes de sucumbir aos ferimentos.

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Estado do Paraná e Guarda Municipal de Guaíra, realizou um cerco no local após receber denúncia e prendeu o suspeito. O idoso afirmou à PF que mantinha um relacionamento com a vítima, mas testemunhas contestam essa versão.

Para o CIMI, o racismo, a misoginia e o machismo permeiam o cotidiano dessas comunidades, resultando em abuso, assédio, exploração sexual e morte. A entidade também destacou que a falta de demarcação do território indígena tem exposto a comunidade a diversas formas de violência.

A Polícia Civil informou que, ao ser acionada, a PF já estava no local, havia realizado a perícia, ouvido testemunhas e prendido o suspeito, descartando a hipótese de conflito fundiário. O inquérito foi instaurado pela PF e será encaminhado à Justiça Estadual.

Testemunhas e organizações de defesa dos direitos indígenas continuam acompanhando o caso, clamando por justiça e providências para evitar novos casos de violência.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.