Alerta de epidemia de Dengue: 300 casos por 100 mil habitantes
Aumento rápido de casos coloca estado em alerta

O estado de São Paulo atingiu o marco de 300 casos de dengue para cada 100 mil habitantes, um nível considerado de epidemia. Até o momento, foram contabilizados 134 mil casos e 126 mortes este ano, com outras 252 mortes sob investigação. O governo estadual decretou emergência sanitária na última quarta-feira (19).
Em comparação com o mesmo período do ano passado, foram registrados 198 mil casos e 159 óbitos, com uma incidência de 446,3 casos para cada 100 mil habitantes.
Força-Tarefa em Ação
A Secretaria Estadual de Saúde está realizando uma força-tarefa nas cidades com maior incidência de casos, incluindo as regiões de Bauru, Araçatuba, Marília e São José do Rio Preto. As equipes estiveram hoje na cidade de Conchas, que apresenta uma das maiores taxas de casos do estado, com 9,9 mil casos para cada 100 mil habitantes.
"Trouxemos nossa equipe de vigilância em saúde e epidemiológica para apoiar os serviços municipais. Alinhamos com a atenção básica local o apoio necessário para as tendas de hidratação e regulação de casos mais graves de pacientes", declarou a secretária-executiva da pasta, Priscilla Perdicaris.
As ações são voltadas para o combate ao mosquito transmissor e para alertar a população sobre situações de risco.
Apoio do Ministério da Saúde
Na última quinta-feira (20), representantes do Ministério da Saúde estiveram em São José do Rio Preto, onde a Força Nacional do SUS atua há duas semanas com 27 profissionais. Nos próximos 15 dias, outros dez médicos, 22 enfermeiros, 18 técnicos de enfermagem e quatro farmacêuticos se unirão ao grupo para apoiar a rede de atendimento do município.
Como Prevenir a Dengue
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e a prevenção é essencial para evitar a propagação da doença. Aqui estão algumas medidas importantes para se prevenir:
- Eliminar Focos de Água Parada: O mosquito se prolifera em locais com água parada. É essencial eliminar esses focos, como pratos de vasos de flores, garrafas, calhas e pneus.
- Aplicar Larvicidas: Em locais com muitos focos de água parada, a aplicação de larvicidas pode ser necessária. Essa aplicação deve ser feita por profissionais capacitados.
- Usar Repelentes: Aplicar repelentes à base de DEET, IR3535 ou Icaridina nas partes expostas do corpo. Esses repelentes são seguros para uso durante a gravidez e devem ser usados conforme as instruções do fabricante.
- Proteger Janelas e Portas: Utilizar telas de proteção em janelas e portas para evitar a entrada de mosquitos.
- Vacinação: A vacina contra a dengue está disponível para pessoas acima de 45 anos que já tiveram dengue mais de uma vez e/ou moram em áreas com muitos casos de dengue.
Para mais informações sobre a prevenção da dengue, acesse o site do Ministério da Saúde.