Hoje é Dia 24: Dia da Conquista do Voto Feminino
Em 24 de fevereiro de 1932 as mulheres conquistaram o direito de votar e serem votadas no Brasil

24 de fevereiro, 55º dia de 2025.
Faltam 310 dias para acabar o ano.
- Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil
As mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar em 24 de fevereiro de 1932, por meio do Decreto 21.076, do então presidente Getúlio Vargas, que instituiu o Código Eleitoral.
Com este direito, em 1933, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz fez história ao se tornar a primeira mulher eleita em âmbito federal, assumindo uma cadeira na Assembleia Nacional Constituinte que elaboraria a Constituição de 1934.
- Promulgação da Primeira Constituição Republicana
Elaborada por uma assembleia constituinte convocada após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, essa nova constituição estabeleceu, dentre outras inovações, a eleição do presidente da República por voto direto, com mandatos de quatro anos.
Com a implementação deste documento, o Brasil passou a ser considerado oficialmente uma nação democrática, já que as decisões políticas passaram a ser determinadas pelos cidadãos. No entanto, mesmo com o voto direto e, teoricamente, universal, persistiam exclusões que impediam a participação de determinados grupos, como mendigos, analfabetos e mulheres (as mulheres só iriam adquirir direito de votar em 1932, também no dia 24 de fevereiro).
Adicionalmente, a Constituição de 1891 instituiu a separação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como a divisão entre Estado e Igreja, garantindo a liberdade de culto para outras religiões além do catolicismo.
Essa constituição passou por alterações significativas em 1926.
- Steve Jobs
Steven Paul Jobs (São Francisco, 24 de fevereiro de 1955 – Palo Alto, 5 de outubro de 2011) foi um notável inventor e empresário do setor de informática. Ele se destacou como cofundador, presidente e CEO da Apple Inc., tendo um papel central na transformação de seis indústrias: computadores pessoais, animação cinematográfica, música, telefonia, tablets e publicações digitais. Além de sua influência na Apple, Jobs também comandou a Pixar, renomada empresa de animação por computação gráfica, e chegou a ser o maior acionista individual da The Walt Disney Company. Sua trajetória foi interrompida em 5 de outubro de 2011, aos 56 anos, em decorrência de um câncer pancreático.
Acompanhe o nosso portal e canais:
- ➡️ Siga nosso Instagram @portalhojemaringa
- ➡️ Participe do nosso grupo de WhatsApp
- ➡️ Se inscreva no canal @hojemaringa do YouTube