Papa teve 'boa' noite e repousa no hospital, diz Vaticano

O Vaticano informou nesta segunda-feira (24) que o papa Francisco teve uma noite tranquila, segue em tratamento e apresenta quadro clínico estável. O pontífice, internado desde o dia 14 de fevereiro na Policlínica Gemelli, em Roma, enfrenta uma pneumonia bilateral e uma insuficiência renal leve. Apesar do estado de saúde ainda ser considerado crítico, os médicos afirmam que ele responde bem aos tratamentos.
Saúde do Papa Francisco
No domingo (23), o Vaticano divulgou um boletim informando que a insuficiência renal detectada é inicial e está controlada. O papa segue fazendo uso de oxigenoterapia de alto fluxo, mas não está conectado a aparelhos de respiração mecânica.
Os médicos destacam que Francisco, de 88 anos, não apresenta quadro de sepse, mantém um bom apetite e consegue caminhar pequenas distâncias. No entanto, devido à fragilidade da idade e ao histórico de problemas respiratórios, ele continuará internado por pelo menos mais uma semana.
Agradecimento e oração do Papa
Mesmo hospitalizado, Francisco enviou uma oração agradecendo as mensagens de apoio e destacou a importância da fé nos momentos difíceis. Ele também pediu orações pelos países em conflito, como Palestina, Sudão e Ucrânia.
Por orientação médica, o pontífice não participou da tradicional oração do Angelus neste domingo. A missa foi conduzida pelo arcebispo Rino Fisichella.
Estado de saúde segue sob monitoramento
O Vaticano informou que, apesar do quadro estável, o prognóstico do Papa Francisco permanece reservado. Ele continua sendo acompanhado de perto e realizando exames para monitoramento da infecção.
Todos os compromissos públicos do pontífice foram cancelados até nova atualização de sua condição clínica.