Petrobras assina contrato para ampliação de frota

A Transpetro, subsidiária da Petrobras, e o consórcio formado pelos estaleiros Rio Grande e Mac Laren assinaram, nesta segunda-feira (24), um contrato para a aquisição de quatro navios da classe handy, com valor de US$ 69,5 milhões por embarcação. A licitação foi lançada em julho de 2024 e faz parte do Programa de Renovação e Ampliação de Frota da Transpetro.
Os novos navios serão utilizados para o transporte de derivados de petróleo na costa brasileira e contribuirão para a ampliação da capacidade de atendimento da Transpetro à Petrobras, diminuindo a necessidade de afretamento dessas embarcações pela petrolífera.
De acordo com a Petrobras, os novos navios serão mais eficientes em termos de energia, com menor emissão de gases causadores do efeito estufa. As embarcações poderão ser abastecidas tanto com bunker (óleo combustível marítimo) quanto com biocombustíveis, e estima-se que as emissões sejam reduzidas em até 30% em comparação aos atuais navios da frota. Além disso, os navios serão aptos a transportar produtos claros derivados de petróleo, como Diesel Marítimo, Diesel S10, Diesel S500 e gasolina de aviação (GAV).
A Transpetro, além de atender à Petrobras, presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e outras empresas do setor de óleo e gás. Sua carteira de clientes conta com mais de 160 empresas.
Este projeto de renovação faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com foco no desenvolvimento da indústria naval brasileira. No total, o programa prevê a aquisição de 44 embarcações, com investimentos de R$ 23 bilhões na indústria do setor, todas já contratadas ou em processo de licitação.