Publicidade

Brasil inicia obras do Reator Multipropósito, maior centro de pesquisa nuclear do país

Redação Hoje Maringá
Brasil inicia obras do Reator Multipropósito, maior centro de pesquisa nuclear do país Foto: Divulgação/Redes Sociais

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) deu início, nesta segunda-feira (24), às obras de infraestrutura do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), o maior centro de pesquisa para aplicações da tecnologia nuclear no Brasil. O empreendimento está localizado em Iperó, São Paulo, e tem previsão de conclusão em cinco anos.

O RMB contará com um reator nuclear de pesquisa, que será utilizado para aplicações em medicina, indústria, agricultura e meio ambiente. Um dos principais benefícios será a produção de radioisótopos, fundamentais na fabricação de fármacos para o tratamento do câncer. O projeto garantirá a autossuficiência do Brasil na produção do Molibdênio-99, essencial para a obtenção do Tecnécio-99m, utilizado em diagnósticos médicos.

Além disso, o centro de pesquisa poderá ser utilizado para testes do combustível do submarino nuclear brasileiro, desenvolvido no Centro Industrial Nuclear de Aramar, da Marinha do Brasil, também localizado em Iperó.

A ministra do MCTI, Luciana Santos, destacou que o reator permitirá a nacionalização de diversos radioisótopos usados em diagnóstico e terapia, reduzindo custos e garantindo maior segurança no abastecimento. O RMB também será essencial para o desenvolvimento de combustíveis nucleares, além de novas tecnologias como os pequenos reatores modulares (SMR).

Até 2026, o projeto receberá um investimento estimado de R$ 926 milhões, sendo que, em 2024, mais de R$ 300 milhões já foram contratados para a construção do centro de pesquisa.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.