Pix por aproximação: nova forma de pagamento chega ao Brasil
Banco Central libera pix por aproximação a partir de sexta-feira, 28.

A partir desta sexta-feira (28), a nova modalidade de pagamento Pix por aproximação, anunciada pelo Banco Central (BC), será liberada. Esta funcionalidade inovadora permitirá que os clientes façam transferências somente encostando o celular na máquina de cartão, da mesma forma que já ocorre com cartões de crédito e débito. Com a novidade, será possível incluir o Pix em carteiras digitais como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay, eliminando a necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira para efetuar a transação.
No entanto, por enquanto, somente o Google recebeu autorização do BC para intermediar pagamentos via Pix por aproximação. A funcionalidade estará disponível para usuários de dispositivos Android que possuam conta em instituições participantes do Open Finance, sendo a adesão facultativa para bancos, carteiras digitais e provedores de maquininhas.
O limite padrão para cada operação será de R$ 500, podendo ser ajustado pelo cliente ou configurado com um teto diário. As demais formas de pagamento via Pix, como QR code e chaves Pix, continuarão em funcionamento.
O Pix por aproximação começou a ser liberado gradualmente em outubro do ano passado, com um projeto-piloto restrito a estabelecimentos habilitados em Brasília e São Paulo. Agora, a implementação será ampliada para mais consumidores e instituições financeiras.
Como usar
Para utilizar o novo recurso, o cliente deve selecionar a opção de pagamento via Pix, aproximar o celular da maquininha, conferir os detalhes da transação e confirmar o pagamento. Quem desejar ativar a funcionalidade em uma carteira digital precisará vincular sua conta bancária, da mesma forma que ocorre com cartões de crédito.