Papa Francisco 'teve nova e leve melhora', diz boletim

O Papa Francisco, de 88 anos, internado desde 14 de fevereiro em Roma devido a uma pneumonia dupla, apresentou uma leve melhora em seu quadro clínico. Segundo o boletim médico divulgado pelo Vaticano nesta quarta-feira (26), a insuficiência renal que o pontífice enfrentava foi resolvida, e exames indicam uma evolução positiva da inflamação pulmonar.
Melhora no quadro clínico
Após 12 dias de internação, Francisco passou por exames de sangue, hematológicos e uma tomografia de tórax, que confirmaram a melhora. Além disso, o boletim oficial deixou de classificar seu estado como crítico, algo que não acontecia desde o último sábado (22), quando o papa sofreu uma crise asmática prolongada e precisou de oxigênio de alto fluxo e transfusão de sangue.
O comunicado afirma que o pontífice não apresentou novas crises respiratórias e segue com fisioterapia pulmonar. Apesar da melhora, o prognóstico ainda é reservado.
Atividades retomadas
Mesmo internado, Francisco retomou parte de sua rotina de trabalho, incluindo reuniões com membros da Igreja Católica e aprovações para beatificações e canonizações. O Vaticano informou que o papa também recebeu a Eucaristia nesta manhã e está se alimentando normalmente.
O que é a pneumonia dupla?
A pneumonia bilateral é uma infecção grave que atinge os dois pulmões, podendo ser causada por diferentes micro-organismos. O Papa Francisco é mais suscetível a esse tipo de problema devido a um histórico de pleurisia na juventude, condição que o levou a perder parte de um pulmão.
Vigília e orações pelo papa
Fiéis continuam se reunindo em vigília na Praça de São Pedro, no Vaticano, orando pela recuperação do pontífice.