PF desarticula grupo que enviava ilegalmente pessoas aos EUA

A Polícia Federal (PF) desmantelou uma organização criminosa responsável por agenciar a ida ilegal de 669 pessoas aos Estados Unidos, com passagem pelo México. A operação, intitulada Siblings, tem como alvo uma família líder do esquema em Governador Valadares, Minas Gerais, e envolveu cerca de 1,5 mil pessoas, incluindo menores de idade.
A organização tinha núcleos especializados em várias etapas do processo ilegal, como captação de migrantes, compra de passagens aéreas, reserva de hotéis, falsificação de documentos públicos e criação de contas bancárias em nome de terceiros.
Na quarta-feira (26), a PF cumpriu 14 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e no Distrito Federal. Além disso, foram realizadas 11 medidas cautelares e o bloqueio de contas bancárias que podem somar até R$ 43 milhões.
De acordo com os investigadores, o esquema de contrabando de migrantes tem ligações com redes de tráfico de pessoas e outras atividades ilícitas.
Se condenados, os envolvidos poderão enfrentar acusações como participação em organização criminosa, promoção de migração ilegal, envio irregular de crianças e adolescentes ao exterior, falsificação de documentos e uso de documentos falsificados.
Como Denunciar
A Polícia Federal mantém canais para denúncias anônimas: o Disque 100 para violação de direitos humanos de crianças e adolescentes e o Ligue 180 para denúncias relacionadas a violações contra mulheres e meninas.