Botafogo perde título da Recopa para o Racing e vê crise aumentar

Após uma temporada histórica em 2024, o Botafogo vive momentos de decepção neste ano. Na noite desta quinta-feira (27), o time carioca foi derrotado novamente pelo Racing, por 2 a 0, no estádio Nilton Santos, e perdeu a disputa da Recopa Sul-Americana.
No confronto de ida, realizado em Buenos Aires, o Racing já havia vencido por 2 a 0 e, com isso, poderia até perder por um gol de diferença no Brasil e ainda assim garantir a taça. Aproveitando as fragilidades de um elenco em crise, o time argentino marcou com Matías Zaracho aos 5 minutos do segundo tempo e Bruno Zuculini aos 24, garantindo a vitória no Rio de Janeiro.
Pouco antes da partida, o Botafogo anunciou a contratação do português Renato Paiva, de 54 anos, que estava desempregado desde sua saída do Toluca, do México, em dezembro do ano passado. Ele deverá ser oficialmente apresentado como novo treinador do clube nesta sexta-feira.
O Botafogo estava sem treinador desde a saída de Artur Jorge, em janeiro. Desde então, o clube passou por dois técnicos interinos: Carlos Leiria, que comandou o time na derrota por 3 a 1 para o Flamengo na Supercopa do Brasil, e Cláudio Caçapa, que viu a eliminação precoce no Campeonato Carioca.
O dono do clube, John Textor, enfrentou dificuldades para contratar um novo técnico, acumulando recusas de nomes como Rafa Benítez, Tata Martino e André Jardine. A demora no processo comprometeu o planejamento para a temporada, que inclui a disputa do Campeonato Brasileiro, da Libertadores e do novo Mundial de Clubes da FIFA.