Pix por aproximação começa a funcionar nesta sexta-feira; entenda

A partir desta sexta-feira (28), as instituições financeiras começam a oferecer o Pix por aproximação, uma nova modalidade de transferência que não exige o uso da senha bancária. Inicialmente, essa funcionalidade estará disponível apenas para celulares com o sistema Android.
Com a tecnologia Near Field Communication (NFC), o cliente poderá realizar pagamentos apenas encostando o celular na maquininha de cartão. Nas compras online, o pagamento será concluído com um clique, sem a necessidade de usar o Código QR ou a função Copia e Cola do Pix.
O valor máximo por transação será de R$ 500, mas o cliente poderá definir limites diários e por operação. O procedimento é semelhante aos pagamentos por aproximação realizados com cartões de crédito e débito.
Após um período de testes com bancos como Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal e outros, o Pix por aproximação se torna obrigatório para instituições financeiras associadas ao open finance. Essas instituições deverão estar no Google Pay e oferecer a modalidade. A funcionalidade estará disponível exclusivamente para dispositivos Android, já que a Apple Pay e Samsung Pay ainda não estão registradas no Banco Central como iniciadoras de pagamento.