Renato Paiva é o novo técnico do Botafogo, após longo período sem treinador

Renato Paiva, português de 51 anos, foi anunciado como o novo técnico do Botafogo, substituindo Artur Jorge e encerrando uma interinidade que durou mais de 50 dias no atual campeão brasileiro e da Libertadores. A informação foi inicialmente divulgada pelo GE.
Trajetória e chegada ao Botafogo
Paiva, que tem residência fixa no Rio de Janeiro, foi visto recentemente no Nilton Santos acompanhando o jogo entre Botafogo e Racing. Sua esposa, Michelle Rizkalla, é psicóloga esportiva brasileira, e os dois se conheceram durante o período em que Paiva treinava o Bahia, em 2023. A contratação foi uma solução encontrada pelo empresário John Textor, dono da SAF Botafogo, após tentativas frustradas de negociar com outros candidatos, incluindo o português Vasco Matos, que acabou permanecendo no Santa Clara.
A oficialização do contrato de Paiva deve ocorrer até o fim da semana. O técnico, que tem como último trabalho o Toluca, do México, terá um mês para se preparar para a estreia no Campeonato Brasileiro. O Botafogo, que já foi eliminado do Carioca, ainda disputa a Recopa, com um confronto contra o Racing marcado para hoje. No momento, a equipe está sob o comando de Claudio Caçapa.
Carreira de Renato Paiva
Renato Paiva começou sua trajetória no futebol jogando nas categorias de base do Vitória de Setúbal, mas sua carreira como jogador foi interrompida para que ele se dedicasse aos estudos, conforme orientação dos pais. Iniciou sua carreira como treinador no futsal e logo foi para o Benfica, seu clube do coração, onde trabalhou nas categorias de base por 18 anos. Paiva foi técnico principal das equipes Sub-14, Sub-16, Sub-17 e Sub-19, até chegar ao Benfica B.
Em 2021, o treinador teve grande destaque ao comandar o Independiente Del Valle, no Equador, e levar o clube a um título histórico no Campeonato Nacional da temporada 2021-2022. Sua boa fase o levou a assinar com o León, do México, em 2022. No Brasil, Paiva teve uma passagem pelo Bahia, onde conquistou o Campeonato Baiano em 2023, mas deixou o clube em setembro do mesmo ano. Antes de acertar com o Botafogo, Paiva também passou pelo Toluca, no México.