Desfile de planetas será visível nesta sexta-feira
Descubra como observar o fenômeno astronômico que revelará 7 planetas!

Nesta sexta-feira (28), um espetáculo celeste poderá ser observado em diversas partes do mundo. Sete planetas do Sistema Solar – Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio – estarão visíveis no céu ao mesmo tempo, formando um fenômeno popularmente conhecido como "desfile planetário".
Embora o evento seja muitas vezes chamado de "alinhamento", os planetas não estarão em uma linha reta perfeita no espaço, mas sim dispostos de forma que, do ponto de vista terrestre, parecerão estar organizados de maneira especial.
Quando e como observar
O melhor horário para acompanhar o fenômeno será cerca de 30 minutos após o pôr do sol. No entanto, a janela de observação será curta, pois alguns planetas, como Vênus e Saturno, desaparecerão rapidamente no horizonte. O ideal é buscar locais com pouca poluição luminosa e um horizonte oeste desobstruído.
Dentre os planetas visíveis, Vênus, Marte e Júpiter poderão ser facilmente observados a olho nu. Já Urano e Netuno, por estarem muito distantes da Terra, exigirão o uso de telescópios. Mercúrio também será um desafio, pois estará próximo ao Sol e ficará visível por um curto período.
Eventos em observatórios
Para quem deseja uma experiência mais completa, alguns observatórios no Brasil oferecerão sessões de observação guiadas. O Observatório Municipal de Campinas (SP) estará aberto das 18h às 21h, com telescópios disponíveis para o público. Em Arcoverde (PE), a Associação Astronômica local promoverá um evento especial no Cruzeiro Novo a partir das 17h.
Próximos eventos semelhantes
Apesar de ser um evento especial, fenômenos parecidos ocorrem com certa frequência. Em agosto de 2025, uma nova configuração planetária permitirá a observação de Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno antes do amanhecer. Já um desfile com características similares ao desta sexta-feira só ocorrerá novamente em 2040.
Para os apaixonados por astronomia, a noite promete um espetáculo fascinante. Basta olhar para o céu e aproveitar o momento.