Semana Cultural Indígena Guarani
A Terra Indígena Tekoha Itamarã, em Diamante D’Oeste, recebe até quarta-feira (16) a 19ª edição da Semana Cultural Indígena Guarani

A Terra Indígena Tekoha Itamarã, em Diamante D’Oeste, recebe até quarta-feira (16) a 19ª edição da Semana Cultural Indígena Guarani. O evento celebra a cultura ancestral do povo ava-guarani e deve atrair cerca de 4 mil visitantes, entre estudantes de escolas, universidades e moradores de cidades vizinhas.
A abertura aconteceu na segunda-feira (14), com a participação de representantes da Itaipu Binacional, que apoia a iniciativa por meio do programa “Itaipu Mais que Energia”. A programação inclui apresentações culturais, danças típicas, trilhas, exposições, práticas com medicina natural e a venda de artesanato indígena.
O objetivo da Semana é promover a valorização da cultura guarani e aproximar a comunidade não indígena da realidade dos povos originários, desconstruindo preconceitos e estereótipos. “É um momento em que os guarani apresentam sua cultura exuberante, de quatro mil anos, para a população não indígena. É também um momento pedagógico, de aprendizado e respeito”, destacou Paulo Porto, gestor do Programa de Sustentabilidade das Comunidades Indígenas da Itaipu.
Carlos Carboni, diretor de Coordenação da Itaipu, ressaltou o compromisso da usina com o desenvolvimento das comunidades indígenas, de forma integrada e respeitosa. “Já temos parcerias antigas com essas comunidades e queremos fortalecê-las ainda mais, com respeito às dimensões econômica, social e ambiental”, afirmou.
A Semana é realizada pelas escolas estaduais indígenas Araju Porã e Kuaa Mbo’e, em parceria com as associações comunitárias Tekoha Itamarã (Aciti) e Tekoha Añetete (Acitea). O evento também conta com o apoio da Prefeitura de Diamante D’Oeste.
Para os organizadores, o evento é uma oportunidade de mostrar que a cultura indígena está viva e em constante diálogo com a sociedade. “É uma chance de os não indígenas conhecerem e valorizarem nossa cultura. A aldeia está sempre de portas abertas”, afirmou Teodoro Tupã Alves, vereador e professor indígena do município.
O valor de contribuição para visitantes é de R$ 5. Informações e agendamentos podem ser feitos diretamente com os diretores Mauro Dietrich (45 99965-6210) e Jairo Bortolini (45 98826-6426).
📲 Acompanhe o Portal Hoje Maringá nas redes sociais!
📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa
🌍 Google News: Clique aqui