Paraná lidera número de finalistas na 1ª Olimpíada Brasileira de IA
Brasil na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI)

O Paraná é o estado com maior número de estudantes classificados para a fase final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA). Dos 85 alunos finalistas de todo o Brasil, 29 são paranaenses — o equivalente a 34% do total. O resultado, divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da competição, coloca o Estado na liderança isolada em um dos eventos mais importantes do país voltados à educação tecnológica.
O segundo lugar em número de classificados ficou com São Paulo, que terá 17 representantes (20%). Em seguida aparecem Ceará, com 13 estudantes (15%), e Piauí, com 11 (13%). A olimpíada é voltada para alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio, e busca promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial por meio de provas teóricas e práticas.
Com participação gratuita, a ONIA envolveu mais de 60 mil estudantes em sua primeira fase, voltada ao letramento digital. Apenas o Paraná foi responsável por mais da metade desse total, com 30.911 participantes. Na segunda etapa, com aprofundamento técnico, o Estado também se destacou: dos 3.332 estudantes aprovados, 1.378 eram paranaenses.
Na terceira fase, considerada a mais desafiadora, os estudantes realizaram tarefas práticas de programação com foco em resolução de problemas usando inteligência artificial. A partir desse desempenho, foram definidos os 85 finalistas nacionais.
Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o resultado expressivo é reflexo do investimento contínuo na educação tecnológica no Paraná. “A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Estado, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Paraná tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou.
Como incentivo à participação e reconhecimento pelo desempenho, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), premiou com notebooks e tablets os 50 estudantes paranaenses com melhor desempenho na terceira fase. Ao todo, foram entregues 70 prêmios, totalizando R$ 380 mil em investimentos.
“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, destacou o secretário da Educação, Roni Miranda.
Os finalistas agora se preparam para a última etapa da ONIA, que vai definir os quatro vencedores nacionais. Eles receberão medalhas de ouro e continuarão em treinamento especializado para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), que será realizada entre os dias 2 e 9 de agosto, em Pequim, na China.
📲 Acompanhe o Portal Hoje Maringá nas redes sociais!
📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa
🌍 Google News: Clique aqui