Família separada há décadas se reúne no interior do RS
Páscoa se transformou em um momento histórico de reconexão familiar

Um almoço de Páscoa se transformou em um momento histórico de reconexão familiar no município de Quinze de Novembro, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Onze irmãos que passaram a maior parte da vida sem saber da existência uns dos outros se reuniram pela primeira vez em solo gaúcho, após 66 anos de distância. Eles são filhos de Osvaldo Baumgardt, que formou duas famílias em estados diferentes e deixou como legado 20 descendentes diretos.
A separação começou em 1959, quando Osvaldo deixou a esposa Írika Ruppenthal e quatro filhos para viver com a vizinha do casal, Nilda de Oliveira Lutz, em Tenente Portela. Com a nova companheira, ele teve outros 16 filhos — seis no Rio Grande do Sul e dez em Santa Catarina. A maioria cresceu sem saber da existência dos demais irmãos.
O reencontro só começou a ser possível após uma iniciativa de Marli Baumgardt, neta de Osvaldo. Após a morte da avó Írika, em 2013, ela iniciou uma busca por informações sobre o avô, tentando entender melhor a origem da família. “Ela não queria saber dele. Só depois que ela faleceu é que eu senti vontade de entender essa parte da nossa história”, contou Marli.
Foram mais de dez anos de buscas sem resultados até que, em 2024, Marli descobriu que Osvaldo havia morrido em 1999 em Belmonte, no Oeste catarinense. Com apoio de funcionários da prefeitura e da Secretaria de Saúde de Belmonte, ela localizou familiares que jamais imaginava ter. “No começo, achei que podia ser golpe”, lembra Claudinéia Mistura, auxiliar administrativa que atendeu Marli por telefone. “Mas quando ouvi a história, vi que era de verdade. Foi emocionante participar disso.”
O primeiro encontro entre os irmãos aconteceu em março, em Santa Catarina. Já o almoço de Páscoa foi a oportunidade para que os filhos do primeiro casamento recebessem os irmãos catarinenses na cidade onde tudo começou.
Entre os reencontrados estava dona Lurdes, filha mais velha de Osvaldo, que não escondeu a mágoa pela forma como o pai deixou a família, mas reconheceu a emoção do momento.
📲 Acompanhe o Portal Hoje Maringá nas redes sociais!
📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa
🌍 Google News: Clique aqui