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Professor da rede estadual vai liderar hackathon global da NASA em Londrina

" é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido "

AEN
Professor da rede estadual vai liderar hackathon global da NASA em Londrina Brandet , líder local de hackathon da NASA.| Foto: Acervo pessoal

O professor da rede estadual de ensino do Paraná, João Marcos Brandet, foi oficialmente nomeado líder local do NASA Space Apps Challenge 2025 em Londrina, no Norte do Paraná. A nomeação, feita pela própria agência espacial norte-americana, reconhece a atuação do educador na promoção da ciência, da tecnologia e da inovação na educação pública.

Brandet, que leciona Programação e Robótica em três colégios estaduais de Londrina, será responsável por coordenar a edição local do maior hackathon do mundo, marcado para os dias 4 e 5 de outubro. O evento reúne anualmente milhares de participantes em centenas de cidades para desenvolver, em 48 horas, soluções tecnológicas a partir de desafios propostos por especialistas da NASA.

“Para mim, a nomeação representa mais do que um título, é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e um passaporte para liderar alunos e professores que desejam estar no nível de destaque da educação paranaense”, afirmou o professor.

A escolha de Londrina como uma das sedes reforça o papel do Brasil como protagonista no cenário da inovação científica global. O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, celebrou a conquista. “É um orgulho para a rede estadual ver um professor com destaque em nível internacional, em um evento tão relevante. Isso mostra a qualidade da nossa educação pública”, declarou.

Além de atuar em sala de aula, João Marcos Brandet se destacou pela criação de projetos educativos voltados à Astronomia, Matemática e inclusão digital. Um deles envolveu o desenvolvimento de jogos didáticos baseados em dados reais da NASA, disponíveis em aplicativo offline para estudantes de baixa renda.

“O conteúdo dos jogos é cientificamente preciso e aborda temas como formação de planetas, missões espaciais e movimento dos corpos celestes. Tudo foi desenvolvido de forma acessível e interativa”, explicou o professor. Ele também criou materiais para o ensino de Libras e Língua Portuguesa, sempre utilizando a programação como ferramenta interdisciplinar.

Aberto a pessoas de todas as idades e formações, o NASA Space Apps Challenge busca fomentar a criatividade e o trabalho colaborativo. Durante o evento, os participantes poderão desenvolver aplicativos, vídeos, jogos e ferramentas que respondam a desafios reais envolvendo ciência, clima, meio ambiente e exploração espacial.

“Essa nomeação me permite incentivar crianças, adolescentes e jovens a usarem a tecnologia para resolver problemas reais. Estarei como um líder para estimular a criação e o empreendedorismo dos nossos estudantes”, afirmou Brandet.
Para ele, a educação pública pode ir muito além da sala de aula. “Quando todos nós pensamos no protagonismo do aluno, conseguimos transformar a realidade com inovação, amor e ação”, completou.

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