Curitiba e mais 37 cidades do Paraná registram a menor temperatura do ano
A primeira geada do ano foi registrada em algumas regiões

O frio chegou com força ao Paraná nesta terça-feira (29), derrubando as temperaturas em diversas regiões e marcando o amanhecer mais gelado do ano até agora. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), 39 das 49 estações meteorológicas espalhadas pelo estado registraram suas menores temperaturas em 2025.
As mínimas mais intensas ocorreram nos municípios de Palmas e Pinhão, com 4 °C e 4,5 °C, respectivamente. A sensação térmica nas duas cidades chegou a 0,6 °C em Palmas e 2,9 °C em Pinhão por volta das 7h da manhã.
Curitiba também registrou a temperatura mais baixa do ano, com 10,3 °C. Até então, a menor havia sido 12,3 °C, no dia 5 de abril. Embora considerada baixa, a marca ainda está longe do recorde histórico da capital, de -2,6 °C, registrado em 17 de julho de 2000.
Geada e confusão com orvalho
A primeira geada do ano foi registrada em algumas regiões, embora de fraca intensidade. Houve ocorrência do fenômeno em cidades como Cruz Machado, Guarapuava, Ponta Grossa e General Carneiro. Moradores chegaram a registrar imagens de gramados brancos ao amanhecer, embora em muitos casos a aparência fosse de orvalho — o que gerou dúvidas.
Segundo a meteorologista Júlia Munhoz, do Simepar, a diferença está na temperatura: “O orvalho ocorre com a condensação do vapor em líquido, sem que a temperatura atinja 0 °C. Já a geada ocorre quando a superfície atinge ou fica abaixo de 0 °C, transformando o vapor diretamente em gelo.”
Previsão para os próximos dias
Para quarta (30) e quinta-feira (1.º), a previsão indica que as manhãs continuarão frias, especialmente nas regiões Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste do estado, onde as mínimas devem variar entre 5 °C e 8 °C. Apesar disso, a chance de novas geadas diminui por conta da maior presença de umidade e nebulosidade.
A meteorologista explica que essas condições podem favorecer a formação de nevoeiros, especialmente na Região Metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais. No Norte do Paraná, as mínimas sobem um pouco na quarta, ficando entre 14 °C e 16 °C, mas voltam a cair na quinta-feira.
A expectativa é de que as temperaturas comecem a subir gradualmente a partir de sexta-feira (2), com mínimas entre 10 °C e 16 °C, dependendo da região.
📲 Acompanhe o Portal Hoje Maringá nas redes sociais!
📸 Instagram: @portalhojemaringa
💬 Canal do WhatsApp: Clique aqui
🎬 YouTube: @hojemaringa
🌍 Google News: Clique aqui