Seja bem-vindo
Maringá,27/11/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Vereador Mário Hossokawa é o gestor do Poder Legislativo

    Seis vezes presidente da Câmara, o vereador comanda o ritmo da casa


    Vereador Mário Hossokawa é o gestor do Poder Legislativo Vereador Mario Hossokawa, presidente da Câmara Municipal de Maringá | Foto: Marquinhos Oliveira

    Vereador Mario Hossokawa, presidente da Câmara Municipal de Maringá | Foto: Marquinhos Oliveira

    O vereador Mario Hossokawa tem uma longa carreira política, iniciada em 1982. Foi vice-prefeito (1993-1996). Na Câmara, cumpre o sexto mandato de presidente. No seu Instagram publica informações sobre o seu trabalho. 

    Publicou mensagem de Natal, uma entrevista em que falou do ano legislativo. No dia 18 de dezembro gravou um vídeo explicando que o recesso não significa que a Câmara está fechada. Veja a postagem:


    Quem é

    Nascido em Londrina (PR) em 23 de abril de 1947, Mário Massao Hossokawa chegou a Maringá em 1959, aos 12 anos de idade, com seus pais Yaeki e Nissuke Hossokawa e irmãos. Mário é casado com Dirce e tem três filhos: Marcelo, Eliane e Fabiano.

    Trabalhando desde muito cedo, seu primeiro emprego foi na Comercial Catarinense, empresa que marcou época em Maringá. Depois, deu início a uma trajetória de 17 anos na Madeireira Phillip, onde foi auxiliar de escritório, contador e gerente. Resolveu empreender e fundou a Auto Vidros Saveiro, empresa que tocou por 30 anos. Ainda como comerciante, mudou de atividade e hoje está à frente da Tókio, loja especializada em artigos para casa, presentes e decorações.

    Seu espírito de liderança nato e o bom relacionamento com a colônia nipo-brasileira fizeram os amigos o “empurrarem” para a política. “Nunca tinha pensado em me candidatar”, conta Hossokawa. Após um período como diretor social da Acema, candidatou-se pela primeira vez como vereador em 1982, quando ficou como 1º suplente. Apenas três meses após o início do mandato, o titular da cadeira assumiu uma secretaria, abrindo o caminho para Hossokawa iniciar o que seria uma longa carreira de sucesso a serviço da comunidade maringaense. Ficou seis anos no cargo de vereador, sendo reeleito no pleito seguinte.

    Na legislatura de 1993 e 1996, foi eleito vice-prefeito na chapa de Said Ferreira, quando esteve também à frente do Saop (Serviço de Obras e Pavimentação), realizando 70% das obras do Conjunto Requião. Em seguida, atuou também como superintendente regional da Secretaria do Meio Ambiente, onde foi responsável pela viabilização da canalização do Córrego Moscados (que nasce dentro do Parque do Ingá), evitando voçorocas que iam se aumentando por causa das erosões. Com isso revitalizou uma grande região, protegendo as casas e propiciando o crescimento da Vila Bosque e adjacências. Outra obra importante que viabilizou como superintendente foi o Recanto Gralha Azul, no Ney Braga.

    Como Secretário de Desenvolvimento Regional (1997-2000), criou o Cidermma, consórcio público que deu origem ao atual Consórcio Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep).

    Elegeu-se novamente como vereador em 1996, 2005 e 2009, ano em que foi eleito presidente da casa pela primeira vez. No ano de 2012, candidatou-se e foi o terceiro mais votado, mas seu partido não fez votos necessários para eleger nenhum vereador, por isso ficou fora. Voltou à Câmara Municipal na legislatura seguinte, em 2016, onde permanece até hoje no posto mais alto da Mesa Diretora - já são seis biênios como presidente da casa.

    Seu modelo de gestão “pulso-firme” transformou a cultura organizacional da Câmara Municipal de Maringá. Em 2009, quando assumiu a presidência pela primeira vez, extinguiu mais de 100 cargos comissionados e convocou concurso público para diversas carreiras, o que resultou, com o passar do tempo, na formação de um corpo técnico qualificado e eficiente. Pensando ainda em otimizar os gastos públicos, eliminou o carro oficial da presidência e impôs uma série de regras para o recebimento de diárias, desencorajando os vereadores a fazerem viagens desnecessárias. Sem viagens, os carros oficiais passaram a rodar muito menos, resultando em uma economia enorme em manutenção e combustível.

    A experiência de Mário Hossokawa como vereador e presidente do Poder Legislativo municipal é notória e ele tem vários projetos aprovados que se transformaram em benefícios à comunidade. Sem causa definida ou região da cidade como reduto, Hossokawa legisla em prol da comunidade como um todo, em áreas como saúde, educação, meio ambiente, economia e segurança, entre outros temas.

    Texto da Câmara Municipal de Maringá )




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.